quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Sonorização completa para o natal da Ótica Comercial

A Estrofe Criações Sonoras cuidou do som do novo material para TV da Ótica Comercial, em criação da Amblard. Não é fácil aproveitar a captação de som de uma gravação externa, às vezes você acaba perdendo um ótimo take só porque um caminhão buzinou bem na hora. Aí é melhor procurar uma produtora de som mesmo. Nesse trabalho,toda a ambientação de cena foi cuidadosamente inserida pra dar mais vida ao comercial. Do ar livre aos passos apressados de quem quer aproveitar a promoção. Além disso, fizemos os efeitos digitais que realçam preços e produtos. É mais um exemplo de que você pode deixar o som com a  gente. Assista o vídeo abaixo.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Jingle de Natal para a Rede 100% Mais

Está no ar a campanha de natal do supermercado Rede 100% Mais. A música foi composta pela Nação, já os arranjos, coral feminino e produção ficou por conta da Estrofe Criações Sonoras. Você pode conferir essa música no comercial de ofertas da Rede que está sendo veiculado na Ric e na Globo. Ouça abaixo a música já com as ofertas dessa semana.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Como o som condiciona a gente

Assim como um cachorro pode obedecer atráves de um som específico como “senta” ou “fica”, o ser humano também pode ser condicionado a receber estímulos atráves do som. É o que defende Martim Lindstrom em seu livro Brand Sense: como construir marcas poderosas por meio do toque, gosto, cheiro, vista e som. Resolvi dar uma buscada no assunto depois de ler o belo post do CHMKT da semana passada e me deparar novamente com o termo sound branding. Você pode dar uma degustada no livro nesse link em inglês. E confira uma visão cômica desse condicionamento num divertido comercial da Sadia.

Trilha Sonora para o Comercial da Credivale

Fizemos recentemente uma música para uma campanha de fim de ano da Credivale, criada pela Lettera Propaganda. Tínhamos que inventar alguma cosia que tocasse as pessoas, algo intenso. Foi num simples dedilhado de violão que encontramos o caminho. Perceba que o arranjo do começo permanece inalterado até o fim, e o que varia em cima dessas notas é que dá alma à música. Aqui está. Ouça de fone também, se possível.

A vida em uma música

Será que conseguiríamos resumir a vida com uma música? Bem, se você já assistiu Up – Altas Aventuras, sabe que sim. Estou falando de Married Life, a música composta por Michael Giacchino e muito premiada (um Oscar e um Grammy está de bom tamanho?). Mas esqueça dos prêmios para ver o trecho do filme em que ela é inserida, sempre que assisto me arrepio. Espero que faça a diferença no seu dia. Assista aqui e bom filme.

Um trabalho diferente

Recentemente aceitamos um trabalho inédito: fazer um jingle em cima de uma música pesquisada.
Devido às circunstâncias, a agência Amblard e o cliente Ótica Comercial sugeriram o tipo de serviço e decidimos pegá-lo. O briefing era simples e direto, precisávamos repetir várias vezes a frase legal é ser diferente. Mas o processo criativo tinha uma ordem invertida, era necessário encontrar um trecho instrumental e aí sim pensar numa melodia que “casasse” com aquele ritmo. Depois de muita busca e baseando-se no público do produto, que era infanto- juvenil, chegamos à solução que você ouve logo abaixo. Para a Estrofe foi uma grande experiência, até passamos a considerar essa nova opção na nossa plataforma de serviços.

O Ronco de Natal da Honda Free Way

Não há quem não connheça a música Jingle Bells, uma canção composta no século retrasado por James Lord Pierpont e que ganhou inúmeras versões ao redor do mundo. Pois é, a música acaba de ganhar mais uma versão. E foi produzida pela Estrofe, encomendada pela Jump Comunicação para a campanha de natal da Honda Free Way. Nada de coro de mulheres ou crianças, a voz da música fica por conta das estrelas da Honda: as motos. Entre freios e aceleradas o clima de natal se rende à barulhenta melodia que todos conhecem. As imagens da Jacques Vídeo completaram um belo resultado. Veja o comercial. Para saber mais sobre essa campanha, visite o blog da Jump.

Ouça o novo jingle da Revest Acabamentos

A Revest resolveu cantar sobre sua tradição no mercado marigaense e pra falar que agora está maior e mais completa. Um ritmo bem brasileiro foi a atmosfera perfeita que a Estrofe encontrou pra comunicar as novidades. Ouça a versão de 1 minuto.

Natal do Shopping Cidade de Maringá também tem Estrofe

A campanha Vou te levar daqui, criada pela agência Nação, conta com música composta pela Estrofe Criações Sonoras. A letra insiste: vou te levar, levar daqui. Isso porque o Shopping garante entregar seus prêmios já no Natal. O som injetado no comercial de TV tem levada alto astral pra embalar o natal dos lojistas e dos clientes. Ouça.

Shopping Avenida Center – No coração e no ouvido das pessoas

Começa agora na TV e no rádio a mais nova produção da Estrofe, a canção de Natal do Shopping Avenida Center, de Maringá. Com campanha criada pela Meta Propaganda, a música fala não só da festa natalina, mas também da estrela mais que especial, uma Mercedes-Benz  que será o próximo prêmio do shopping. O comercial, que você confere aqui, tem animação assinada pela Orion Studios.

Boyband, Usina de Ideias e Estrofe em comercial para o Consórcio União

Não torre o seu 13º, invista com o Consórcio União. É brincando com as palavras que o comercial para TV produzido recentemente teve como personagem uma torradeira. Todos os efeitos sonoros foram cuidadosamente encaixados pela Estrofe. Acompanhe por aqui.

Natal Cidade Canção por G5 e Estrofe

O supermercado Cidade Canção lançou sua campanha de Natal criada pela G5 Comunicação, de Maringá, e contou com a Estrofe para produzir a canção que dá o clima ideal às comemorações. O tema é ” A Receita do Melhor Natal é no Cidade Canção” e você pode ouvi-la em duas versões: uma para ofertas na TV (by Estrofe, exceto locução) e outra completa que toca nos supermercados.

Comercial da Nutrimilho ganha mais sabor com trilha da Estrofe

Acaba de sair do forno mais uma bela música, numa parceria com a produtora Usina de Ideias, de Londrina e a agência Viva, de Maringá. O trabalho foi elaborado para dar o clima ideal ao novo comercial da Nutrimilho, com o tema “Mais Sabor”. Elegância e uma atmosfera feliz dão ritmo a esse filme que você saboreia aqui.

Rede 100% Mais tem música da Estrofe

Composta pela agência Nação e produzida pela Estrofe Criações Sonoras, a Rede 100% Mais Supermercados agora chega cantando na TV para anuciar suas ofertas semanais. Uma levada descontraída com clima de fim de semana. Ouça aqui a versão de 30 segundos.

Faculdade Integrado pulsando na mídia

O futuro está em busca. A música que dá o tom à campanha do Vestibular da Faculdade Integrado, de Campo Mourão, tem letra da Jump Comunicação e foi produzida pela Estrofe. Com ares de um clássico do rock brasileiro, ela convida o público jovem a descobrir que o que ele precisa para a sua carreira está mais perto que imagina. Clique e veja a versão de 1 minuto. Mais informações sobre a campanha no blog da Jump.

Produção sonora da campanha do Sicredi é assinada pela Estrofe

A Estrofe Criações Sonoras participou da campanha Sorte em Dobro, do Sicredi, em parceria com a agência Factory e a Jacques Vídeo. Além das trilhas originais que ajudam a narrar a história dos comerciais de TV, efeitos sonoros foram cuidadosamente encaixados para dar mais ênfase  aos acontecimentos. Assista a uma das produções aqui.

Estrofe Tempera a Campanha do Arroz Nutripar

A Estrofe Criações Sonoras, por intermédio da Oxygênio Comunicação, compôs um jingle para o Arroz Nutripar. A missão era traduzir o sabor do arroz para o mundo musical. O tempero escolhido para representar o ingrediente foi um samba bem alto astral. Ouça agora.

Varejo Charmoso para a Mix Perfumaria

Está no ar o novo comercial de TV da Mix Perfumaria, anunciando suas novas instalações e produtos em oferta. A produção sonora com trilha original e locução ficou por conta da Estrofe. A Criação da campanha é da agência Nação e o vídeo foi feito pela Caixa Preta Studio. O resultado final é um clima de sensualidade e muito ritmo. Clique aqui e confira.

Conheça e Ouça Danny Elfman

Essa semana estava ouvindo a trilha sonora de Alice no País das Maravilhas, feita por Danny Elfman, e pensei em acrescentar um pouco de história contemporânea da música por aqui. Já ouviu falar nesse tal de Danny Elfman? Ele é o “ouvido direito” do diretor Tim Burton, virando marca sonora registrada em seus filmes. E não poderia escolher melhor. Só pra citar alguns trabalhos: Batman, Spiderman, Os Fantasmas se Divertem e Homens de Preto estão entre as obras no currículo do Danny. E quer mais? Ele tinha uma banda, Oingo Boingo, que emplacou sucessos como Stay e Just Another Day. Um gênio por trás de grandes produções que você precisa conhecer melhor.

A novela mais longa da história

Às vezes ficamos entediados com uma novela que fica no ar durante nove meses. Agora imagine uma que esteja passando há quase 60 anos? Isso acontece no Reino Unido. A radionovela The Archers, transmitida pela BBC 4, está no ar desde a década de 50, ultrapassando a marca dos 16000 episódios. E ainda tem muitos ouvintes. Ficou curioso? Entre no site oficial para conferir. É possível ouvir os capítulos em inglês.

Sempre música

Temos efeitos, temos a voz, temos o texto bem fundamentado, mas a música ainda é o grande trunfo do rádio. Prenda a atenção com esse spot da Wise Up, criado pela Yeah!

O que é e pra que serve o Noise Reduction?

O nome é autoexplicativo: redução de ruídos. Geralmente são plugins que conseguem “salvar” alguns sons que gravamos por ai.
Eles ajudam a reduzir ou até mesmo retirar aqueles ruídos que aparecem “misteriosamente” quando sua rede elétrica não tem aterramento, quando um equipamento não é tão profissional assim ou quando transformamos sons analógicos pra digital (restauração de sons de fitas K7 ou vinil).
Eu uso o Noise Reduction da Sony, mas existem muitos outros bons fabricantes que produzem esse plugin, tais como a Adobe: quem tem o De-Noiser dentro do Premiere e o Noise Reduction no Audition; o Camtasia Studio tem um Audio Enhancer que tem um noise reduction como parâmetros; a Waves tem o Z-Noise; o Fruit Loops com o Edson, e muitos outros.
O funcionamento de todos eles é basicamente o mesmo: você captura uma amostra do ruído e escolhe o tanto desse ruído que o plugin vai reduzir.
Essa quantidade de redução cabe a você decidir de acordo com sua experiência, pois cada som tem o seu nível de ruído. Porém, independentemente do plugin, quanto mais ruído você reduzir, pior a qualidade final do som (é bom fazer uns testes pra ver qual é o melhor custo/benefício desse tratamento). Geralmente, os plugins tem outros parâmetros para auxiliar a refinar essa redução sem prejudicar tanto a qualidade final do som.
Se você tiver alguma mais dúvida de como funciona um Noise Reduction, mande um e-mail para cristiano@estrofe.com.br que posso ajudar.
Abraços

Bateria VST

Pra mim, de todos os plugins, os mais fantásticos são os de instrumentos e, de todos os instrumentos, os de baterias são os que eu mais gosto de compor.
As vantagens são muitas: poder “gravar” uma batera as 4 horas da manhã na sua casa (com um notebook e um fone de ouvido você pode “tocar” bateria com sua esposa dormindo do lado), não precisar comprar uma bateria (e fazer sua manutenção), não precisar de um espaço adequado e toda a parafernalha de equipamentos (cabos, microfones, mesa, etc), não é necessário pagar pra um bom baterista, não depende da habilidade do baterista, a batera nunca sai do tempo, você pode alterar o tempo da musica a qualquer hora, enfim, e um monte de outras coisas.
A desvantagem é que nenhum plugin substitui a pegada de um bom baterista gravada em um bom estúdio com um bom cara controlando a mesa de som…
Mas voltando ao VST de baterias, a dica de hoje é o Ezdrummer da Toontrack. Quem quiser usar um plugin VST de bateria que tem um som de “batera de verdade” vale a pena conferir. Dá pra colocar a pegada da batida, escolher as peças, ajustar microfones, tudo de uma maneira bem simplificada e fácil (tai o trocadilho do nome “Ez drummer” – “batera fácil”), sem falar que existem pacotes completos de baterias de jazz, latina, metal, vintage, e assim vai….
Se você tiver alguma dúvida de como usar esse plugin, me mande um e-mail: cristiano@estrofe.com.br
Abraço a todos

Nova identidade da Estrofe

Damos início à chegada de uma identidade visual toda nova para a Estrofe. Uma identidade diferente, cheia de personalidade, que expressa quem ela é e todo seu potencial. Aqui está um pequeno aperitivo, uma leve degustação de tudo que estamos planejando. Aguardem, o prato principal está saindo do forno!

Propaganda de rádio feita só com voz

Quando dava aulas de rádio sempre falava: às vezes um texto pode prender mais atenção do ouvinte do que qualquer música ou efeito que você coloque num material de rádio. O importante, no final das contas, é ser envolvente.
Ouça esse spot criado pela BorghiErh/Lowe e veja como ele trabalha com descrição de objetos pra retratar de um filme bem famoso. É o velho exercício criativo de tentar ver as coisas por um outro ângulo. No final, não é difícil saber de que filme o comercial está falando. Voltando à eficácia do material, temos um jeito interessante e muito simples de convidar as pessoas a locarem filmes de alta definição.

Música de Umuarama tem assinatura da Estrofe

Está no ar a música comemorativa dos 55 anos de Umuarama, composta pela Estrofe em parceria com a Salla Comunicação. A homenagem tem tom de vitória, daquelas músicas que se canta com a mão no peito e olhando pra frente. Ouça aqui a versão que está sendo veiculada em rádio e TV.

Estrofe cria som para Jornal Destak

A Estrofe Criações Sonoras participou do comercial feito para o Jornal Destak. A criação é da agência M. Thomaz Comunicação com a parte visual produzida pela Orion Studios. A trilha tem pitada brasileira e cresce até misturar guitarras pesadas. Outro particularidade é a sonorização, que acompanha as esculturas de jornal e destaca os elementos do vídeo.
Confira aqui.

O som da moda, você sabe do que eu estou falando.

É exatamente da vuvuzela que estou falando. Essa corneta irritante da qual poucos sabiam o verdadeiro nome, mas que todos conhecem há muito tempo. Na casa dos meus pais mesmo, tem uma desde a copa de 94 (imagina quantas bactérias já não nasceram e morreram ali?). Muito se fala dela: que é a sonoridade inconfundível dessa copa, que acabou inclusive substituindo as interjeições da torcida em lances de perigo; também se fala muito nos problemas de audição que ela pode causar (isso inclusive pode virar assunto de outro post). E nem as propagandas escapam dela. Como publicitário não pode perder a oportunidade de acompanhar o que acontece, a vuvuzela acaba aparecendo de algum jeito no contexto dos comerciais e até das ações, como essa da Lew’Lara/TBWA. A própria Estrofe essa semana também fez breve participação com vuvuzelas em um material da Rede 100%, ouça o trecho aqui. A gravação do acessório de torcida foi feita por aqui mesmo.

Wall-e e a Magia dos Efeitos Sonoros

Encontrei esse material na internet (sem legendas, infelizmente), que é parte integrante do filme Wall-e da Pixar (2008). Além de mostrar as etapas de criação dos efeitos sonoros, feitos pelo sound designer Ben Burtt (o mesmo de Star Wars, o inventor do efeito do sabre de luz), o vídeo mostra uma espécie de museu dos efeitos sonoros com o lendário Jimmy MacDonald, que fazia a sonorização dos desenhos da Walt Disney e inventou muitos sons clássicos e inconfundíveis até hoje. Você vai perceber que o que rola numa produção sonora é algo bem mais profundo do que um simples experimento de possibilidades. Se quiser assistir em português é só buscar no DVD original. O material no You Tube está em duas partes: WALL-E Special Features Animation Sound Design

Estrofe desplugada em campanha do Avenida

A Estrofe, em parceria com a Meta Propaganda, compôs música para o Shopping Avenida Center  veiculada na campanha do Dia dos Namorados. Recebemos a missão de criar algo simples e que desse todo o clima do 12 de junho. O material teve exibição em Rádio e TV, mas aqui vai só a música. Simplesmente ouça e veja o resultado.

Material de Rádio que Forma Imagens

Ao elaborar um material para o rádio, pense que ele tem simples e cheio de imagens. Seu único recurso é o som. O texto a seguir é de um comercial tirado do livro Produção de Rádio, que  já citei aqui anteriormente. Leia e veja como dá para formar imagens na cabeça das pessoas só com palavras:
——-
Locução:
A Fuller Paint Company o convida a olhar com seus próprios olhos para o amarelo.
O amarelo é mais do que uma cor.
Amarelo é um modo de vida. Pergunte a qualquer motorista de táxi sobre o amarelo; ou a um vendedor de bananas; ou a um covarde. Eles falarão a você sobre o amarelo.
(som: toca o telefone)
Oh, com licença. Amarelo!! Sim, anotarei sua encomenda. Uma dúzia de dentes-de-leão; meio quilo de manteiga derretida; balas de limão e uma gota de limão; um canário que canta uma canção amarela. Mais alguma coisa? Amarelo? Amarelo? Amarelo? Oh, caiu a ligação. Bem ele ligará mais tarde.
Se você quiser amarelo que seja amarelo-amarelo, lembre-se da Fuller Paint Company. Um século de liderança em química das cores. Para encontrar o posto de vendas da Fuller Paint Company mais próximo de você, procure na lista telefônica. As páginas amarelas, é claro.

Por mais que seja um texto grande, ele fala de uma única coisa: do amarelo, associando a cor ao anunciante. E dá conta do recado.

Mais Criações Sonoras

Os efeitos sonoros, já falei anteriormente, são muito importantes num material visual. E muitas vezes acabam não ganhando a atenção merecida. Aqui na Estrofe, cada vídeo que chega é analisado com detalhes. Depois de assisti-lo várias vezes sem som nenhum, começamos a imaginar: o que que pode entrar ali pra completar o sentido do material? O que mais combina com determinado evento do vídeo?
Mini Truck Sávio
Esse é um material criado pela agência Boy Band, de Londrina, com vídeo feito pela Orion Studios e sonorizado pela Estrofe. Um mundo lúdico com uma aventura visual e sonora pra anunciar um lançamento da Sávio Sorvetes.

Maringá Park vira música com a Estrofe Criações Sonoras

Produzimos recentemente um material muito bacana: um jingle para o Maringá Park. A Missão era fazer uma música agradável com melodia doce. Na letra, falamos de novidades, momentos inesquecíveis e pequenos detalhes que fazem a diferença. Para ouvir, basta entrar no site do Maringá Park.

Estrofe participa da campanha Maringá 63 anos

A Estrofe criou o jingle para a campanha de aniversário de 63 anos de Maringá, assinada pela Meta Propaganda. Foi uma semana e meia de trabalho e, apesar do prazo curto, foi um desafio muito legal. Para a TV uma missão: conseguir uma voz para cada verso da música. Pessoas das mais variadas idades e estilos, com uma coisa em comum: a habilidade de cantar.  No fim deu tudo certo. O material de vídeo logo abaixo contou com os bravos da Claque Pré-produções e da Jacques vídeo. Gostaria de aproveitar o espaço pra agradecer as pessoas que estão na música: OBRIGADO Jheine, Cris, Marilda, Maycol, Márcio, Dani, Tatá, Salvador, Alessandra, Celso, João Pedro, Lari, Amanda, Duda e Cristiane.
Confira as duas versões de TV e rádio que estão rolando por aí.

Com quantas palavras se faz uma locução?

Já tuitei uma linha disso uma vez e agora falo mais detalhadamente. Como medir o número de palavras proporcional ao tempo da locução?
No livro Produção de Rádio, de Robert McLeish, capítulo 5, ele diz que 90 palavras é um número bom para 30 segundos. Talvez no idioma inglês (McLeish é britânico) a fluência permita encaixar mais frequentemente essa quantidade de palavras, mas no português, isso depende muito da velocidade da fala. Se for um comercial mais dinâmico e com ritmo mais frenético, 90 palavras pode ser ideal (ouça Margherita – Caos). Para o nosso padrão, prefiro definir 75 palavras para um material de 30 segundos, e isso uso como base para cálculos de materiais mais longos. Mas tem situações que até 75 fica muita coisa. Locuções de filmes que precisam de espaço entre as frases, vozes mais graves, interepretação, tudo isso pode mudar essa referência (ouça A Yoshii Maringá – Somos).
Lembre-se dos padrões para medir, mas não se prenda a eles. Em primeiro lugar vem o encantamento da ideia.

Efeitos Sonoros: já ouviu falar?

Nos trabalhos sonoros eles são muito bem-vindos. Os efeitos, numa peça de rádio, servem para dar uma referência espacial e guiar o ouvinte a entender melhor a história. Desde um simples bip para separar um assunto de outro até um som assustador de porta enferrujada se abrindo. Na TV, além de evidenciar algo que se vê, os comerciais de varejo dependem muito dos efeitos para passar vigor e impacto dos preços e vantagens do produto anunciado. Um som característico pode lembrar comemoração, como nessa propaganda do Ourocap: http://www.youtube.com/watch?v=SUocdwVwi9U
Por mais que seja tentador, sair colocando efeito sonoro em tudo pode ser confuso para o telespectador ou ouvinte. Ouça como a mensagem às vezes se resolve com um simples som: http://www.aerp.org.br/premio/3premio/PAC%20R-108%20%20%20%20%20%20Spot30APCDfuturo_150908.mp3
Por isso, nesses fantasioso mundo dos barulhinhos, destacamos o que interessa e o secundário fica de fora.

Do que depende a composição de uma trilha?

Sempre quando vamos fazer uma trilha para um material, vem essa questão. Isso depende de muitos fatores:
- Se é propaganda promocional ou institucional;
- Qual a duração do material;
- Se vai para TV, rádio ou para espera telefônica;
- Se já tem alguma referência;
- Qual é o público a ser atingido.
Dependemos um pouco de cada um desses e outros detalhes para que a trilha fique adequada à situação. A música pode ter algo cômico para contar uma história mais descontraída, como nesse comercial do Cynesystem, que veiculou na TV e nos cinemas (E já que falávamos de beijo, brincamos com eles na parte da assinatura):
http://www.youtube.com/watch?v=5W7lmrEfMP8
A música pode ser mais agitada, como nesse varejo para a Peugeot Chanson:
http://www.youtube.com/watch?v=MGMsR4dOofQ
Ou mais emocional e expressando grandeza, como nesse comercial para a Fertimourão:
http://www.youtube.com/watch?v=NIRWI5EVPBc
Nessa filmagem de 1 minuto, a música tem um papel forte, o de acompanhar as cenas até um ponto mais alto. Tanto que é comum em comerciais dessa natureza você ouvir a música aumentando sua intensidade gradativamente, seja na rapidez, na força ou na quantidade de instrumentos.
Existem situações diferentes para cada trabalho. No fim das contas, a regra principal é que a música combine com o que se vê e o que se sente.

Varejo criativo para a Peugeot Chanson

Começa hoje na TV e no rádio a campanha Acordo Chanson, da concessionária Peugeot de Maringá. A Criação é da Nação, a Estrofe entra com a parte sonora e a produção visual é da Orion Studios. Entre caminhões e promoções das linhas 207 e 307, o  resultado é um trabalho vigoroso e dinâmico:
http://www.youtube.com/watch?v=4te964OLAek