terça-feira, 30 de abril de 2013

Afinadores Eletrônicos



Estou fazendo um curso de violão e guitarra e aprendi na primeira aula algo interessante que achei legal compartilhar.

Quando você vai a uma loja de instrumentos musicais, existem muitas opções de equipamentos disponíveis para as mais diversas tarefas. Daí surge aquela dúvida: “o que preciso para poder começar a praticar?”.

Dentre as infinitas opões, posso indicar algumas básicas e baratas (até grátis) para começar.
Supondo que você já tem seu violão ou sua guitarra, o primeiro item que eu compraria é o Afinador Eletrônico:
 
É fundamental deixar seu instrumento sempre perfeitamente afinado.

Afinar com o ouvido é legal, você treina sua audição e essas coisas, mas nem sempre o ambiente onde você está tem um piso de silêncio adequado para uma tarefa tão delicada como esse ou mesmo as habilidades de seu ouvido podem não ser tão boas assim no início.

Pra quem quiser um modelo bom e barato de afinador eletrônico, indico o Fender FT-004 Clip-On 

Pra quem quiser adquirir um modelo profissional e um pouco mais caro, indico o UT-3 da boss

Agora, pra quem quiser um afinador funcional, legal e grátis, existem os aplicativos de celular. Nesse link tem uma ótima opção grátis para android e nesse para iPhone 



No próximo post coloco o próximo item básico para iniciar sua prática com qualidade
Por: Cristiano Franco

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Vocalistas, sempre eles...




Em 2011 tive o prazer de ver muitas bandas que mandaram no meu discman (iPod da época que usava um CD* [tipo um monte de mp3 juntas num disco]) tocando ao vivo no SWU. 

Vi bandas como Faith no More, Sonic Youth, Primus, Megadeth, Stone Temple Pilots, até 311...

Mas uma que me chamou bastante a atenção foi o Alice in Chains (umas das minhas prediletas). Na verdade, o que me chamou a atenção foi o novo vocalista (agora já não tão novo assim), que é muito bom, mas teve o azar de entrar no lugar do Layne Staley (que morreu em 5 de abril de 2002).

As comparações foram inevitáveis... sei que foi querer muito que alguém tivesse a potência, carisma e o jeito inigualável de cantar do Layne mas, pra mim, o show ficou meio “desbalanceado”, parecia que tava tudo muito bom mas faltando algo.

Independente da minha relação com o show daquele ano, o Alice in Chains lançou nessa segunda dia 15/04/2013 a música Stone que estará presente no seu novo disco chamado The Devil put Dinosaurs Here, que será lançado em Maio.


E ai, o que achou da nova música?

Por: Cristiano Franco

Guitarras legais! ou não...



Sempre preferi os modelos mais clássicos de guitarras: SG, Flying V, Telecaster, Explorer, Jaguar... também sempre odiei as guitarras “sou muito criativo”, como as do Prince e a desse cara da foto...


Porém, tenho que confessar que depois de ver o que esse senhor chamado "Tom Bingham"fez, até “considerei a possibilidade de dar uma chance” pra um modelo um pouco mais extravagante...

Vejam as fotos nesse link.

E você? O que achou?

Por: Cris Bertold